Em meio ao caos, há esperança!

 Os dias estão se tornando cada vez mais perigosos. A fome tem crescido em todo o mundo. O desemprego atingido muitas famílias. A inflação voltando em todo o globo e, consequentemente, a tendência de aumento pelos bancos centrais das taxas de juros segue alta. Ainda nos vemos envolto a uma pandemia que já perdura, praticamente, dois anos. Nos noticiários vemos as ameaças de guerras (eg.: Rússia x USA, Israel x Irã, entre outras). Sem falar também dos desastres naturais que temos visto com tanta frequência e intensidade ao redor do mundo (terremotos, vulcões, etc.).

Alguns, tem preferido viver como se nada estivesse acontecendo. Outros, por sua vez, estão preocupados, tensos, ansiosos, buscando as explicações para o que vem ocorrendo e também em busca de perspectivas para o futuro.  Tanto um quanto o outro, busca meios de encontrar paz em meio ao caos que estamos vivendo, contudo, em meio de tantas notícias e desastres, precisamos nos voltar para a única esperança em nossas vidas.

Mas, Jesus disse o seguinte: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Não há atalhos. Não existe o meu jeito. Há somente uma direção. Uma esperança. 

No Salmo 93, lemos o seguinte: “O Senhor reina; está vestido de majestade” (v.1).

Apesar dos perigos, dos medos, das incertezas, dos tremores de terras, da pandemia, das erupções e de todos os demais rumores de nossos dias… “o Senhor reina”. Aleluia!

E o que isso significa?

Primeiro ponto é o seguinte: O Senhor reina! O salmista faz uma afirmação. Eis aqui um fato! O Senhor, Jeová, reina! Ele está em seu trono, governando todas as coisas, nada foge de seu controle. Ele reinou ontem, reina hoje e reinará no futuro. Ele é Deus. É o criador. E nós, somos as suas criaturas. Ele é o Senhor de tudo!

Posto isto, como todo e qualquer governo, haverá oposição, porém, ao contrário dos governos dos homens, o seu Trono não será abalado. Sobre isso, Charles Spurgeon disse o seguinte:

“Qualquer que seja a agitação e rebelião que possa haver, sob as nuvens, o Rei eterno se assenta sobre tudo, em suprema serenidade; e em todas as partes Ele é realmente o mestre, não importa o que façam seus adversários.”

Em Êxodo 15.18, Moisés disse o seguinte: “O Senhor reinará eterna e perpetuamente”. Não importa o que aconteça, Ele é Deus e está no governo de todas as coisas. Ele é soberano!

Todos os nossos governantes, líderes mundiais, deixarão os seus cargos e seguirão o caminho da vida. Alguns – talvez poucos – deixarão algum legado positivo ao povo. Contudo, o Reino do Senhor é eterno. A esperança no homem é volátil. Incerta. Mas a espera no Senhor é alegria, é salvação e eternidade.

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se casarão; caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40.31)

Glórias a Deus. Aquele que espera no Senhor terão as suas forças renovadas. Serão sustentados pelo próprio Criador! Ah, que promessa para aquele que crê! Aleluia!

Pode o tempo passar. A noite chegar, o sol nascer e, Ele ainda está no controle! Em meio ao caos, Ele é sobrado. O Seu plano de salvação está em curso.

As águas possuem um poder tremendo. O seu som é ensurdecedor. Lembremo-nos do poder das águas quando elas invadiram o Japão há alguns anos atras. Relembremo-nos do sons das cachoeiras. Mesmo com todo este poder, o Senhor é mais poderoso.

“Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.” (Salmo 93.4)

O Senhor tem tudo sobre controle. Quando Jesus foi despertado pelos seus discípulos, enquanto estavam em um barquinho em meio a tempestade, disse: “Cala-te, aquieta-te.” (Marcos 4.39). E o que aconteceu depois? O vento se aquietou e houve grande bonança.

Lembremo-nos do hino 467 – Sobre as ondas do mar, da Harpa Cristã: “Oh porque duvidar. Sobre as ondas do mar. Quando Cristo o caminho abriu?”

Neste exato momento, estamos navegando em uma tremenda tempestade. Alguns já naufragaram. Outros, porém, estão segurando como podem. Mas, também, neste exato momento, Ele reina. Em meio a essa tempestade, que parece a cada dia nos afogar, precisamos olhar para a luz. Para aquele que tem tudo em seu controle. Para aquele que “o teu trono está firme desde então”, para aquele que é “desde a eternidade” (Salmo 93.2)

Nada foge do controle de suas mãos. E, em sua graça e misericórdia, o próprio Deus, o Criador, “deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). Ele entregou o Seu próprio Filho para que recebesse o juízo pelos nossos pecados. 

Para aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus, único e suficiente Salvador, receberá, graciosamente, a vida eterna! E, em meio a tudo isso, Jesus nos deixou a seguinte promessa:

“Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14.1-3).

Que promessa! Que esperança tem aquela que crê!

Se desejas paz em meio ao caos. Esperança em meio a escuridão. Entregue a sua vida a Jesus. Deixe que Ele cuide. Ele reina! Ele está no controle! Fale com Ele. Entre hoje mesmo o seu coração ao autor da salvação. Não perca mais tempo! Cristo em breve voltará!

Não olhe para a sua volta. Para o que está acontecendo. Mas olhe para Cristo. E, assim, todos os sinais que estão sendo dados no céu e na terra, nos lhe dê esperança que o tempo se aproxima. O Nosso redentor está as porta. 

Minha oração neste momento é que o Espírito Santo posso convencê-lo e que você possa entregar a sua vida à Jesus.

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo”. (Apocalipse 3.20)

Que Deus, em Cristo Jesus, te abençoe.

Maranata ora vem Senhor Jesus!

DS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s