Os dias estão se tornando cada vez mais perigosos. A fome tem crescido em todo o mundo. O desemprego atingido muitas famílias. A inflação voltando em todo o globo e, consequentemente, a tendência de aumento pelos bancos centrais das taxas de juros segue alta. Ainda nos vemos envolto a uma pandemia que já perdura, praticamente, dois anos. Nos noticiários vemos as ameaças de guerras (eg.: Rússia x USA, Israel x Irã, entre outras). Sem falar também dos desastres naturais que temos visto com tanta frequência e intensidade ao redor do mundo (terremotos, vulcões, etc.).
Alguns, tem preferido viver como se nada estivesse acontecendo. Outros, por sua vez, estão preocupados, tensos, ansiosos, buscando as explicações para o que vem ocorrendo e também em busca de perspectivas para o futuro. Tanto um quanto o outro, busca meios de encontrar paz em meio ao caos que estamos vivendo, contudo, em meio de tantas notícias e desastres, precisamos nos voltar para a única esperança em nossas vidas.
Mas, Jesus disse o seguinte: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Não há atalhos. Não existe o meu jeito. Há somente uma direção. Uma esperança.
No Salmo 93, lemos o seguinte: “O Senhor reina; está vestido de majestade” (v.1).
Apesar dos perigos, dos medos, das incertezas, dos tremores de terras, da pandemia, das erupções e de todos os demais rumores de nossos dias… “o Senhor reina”. Aleluia!
E o que isso significa?
Primeiro ponto é o seguinte: O Senhor reina! O salmista faz uma afirmação. Eis aqui um fato! O Senhor, Jeová, reina! Ele está em seu trono, governando todas as coisas, nada foge de seu controle. Ele reinou ontem, reina hoje e reinará no futuro. Ele é Deus. É o criador. E nós, somos as suas criaturas. Ele é o Senhor de tudo!
Posto isto, como todo e qualquer governo, haverá oposição, porém, ao contrário dos governos dos homens, o seu Trono não será abalado. Sobre isso, Charles Spurgeon disse o seguinte:
“Qualquer que seja a agitação e rebelião que possa haver, sob as nuvens, o Rei eterno se assenta sobre tudo, em suprema serenidade; e em todas as partes Ele é realmente o mestre, não importa o que façam seus adversários.”
Em Êxodo 15.18, Moisés disse o seguinte: “O Senhor reinará eterna e perpetuamente”. Não importa o que aconteça, Ele é Deus e está no governo de todas as coisas. Ele é soberano!
Todos os nossos governantes, líderes mundiais, deixarão os seus cargos e seguirão o caminho da vida. Alguns – talvez poucos – deixarão algum legado positivo ao povo. Contudo, o Reino do Senhor é eterno. A esperança no homem é volátil. Incerta. Mas a espera no Senhor é alegria, é salvação e eternidade.
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se casarão; caminharão e não se fatigarão.” (Isaías 40.31)
Glórias a Deus. Aquele que espera no Senhor terão as suas forças renovadas. Serão sustentados pelo próprio Criador! Ah, que promessa para aquele que crê! Aleluia!
Pode o tempo passar. A noite chegar, o sol nascer e, Ele ainda está no controle! Em meio ao caos, Ele é sobrado. O Seu plano de salvação está em curso.
As águas possuem um poder tremendo. O seu som é ensurdecedor. Lembremo-nos do poder das águas quando elas invadiram o Japão há alguns anos atras. Relembremo-nos do sons das cachoeiras. Mesmo com todo este poder, o Senhor é mais poderoso.
“Mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar.” (Salmo 93.4)
O Senhor tem tudo sobre controle. Quando Jesus foi despertado pelos seus discípulos, enquanto estavam em um barquinho em meio a tempestade, disse: “Cala-te, aquieta-te.” (Marcos 4.39). E o que aconteceu depois? O vento se aquietou e houve grande bonança.
Lembremo-nos do hino 467 – Sobre as ondas do mar, da Harpa Cristã: “Oh porque duvidar. Sobre as ondas do mar. Quando Cristo o caminho abriu?”
Neste exato momento, estamos navegando em uma tremenda tempestade. Alguns já naufragaram. Outros, porém, estão segurando como podem. Mas, também, neste exato momento, Ele reina. Em meio a essa tempestade, que parece a cada dia nos afogar, precisamos olhar para a luz. Para aquele que tem tudo em seu controle. Para aquele que “o teu trono está firme desde então”, para aquele que é “desde a eternidade” (Salmo 93.2)
Nada foge do controle de suas mãos. E, em sua graça e misericórdia, o próprio Deus, o Criador, “deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16). Ele entregou o Seu próprio Filho para que recebesse o juízo pelos nossos pecados.
Para aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus, único e suficiente Salvador, receberá, graciosamente, a vida eterna! E, em meio a tudo isso, Jesus nos deixou a seguinte promessa:
“Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14.1-3).
Que promessa! Que esperança tem aquela que crê!
Se desejas paz em meio ao caos. Esperança em meio a escuridão. Entregue a sua vida a Jesus. Deixe que Ele cuide. Ele reina! Ele está no controle! Fale com Ele. Entre hoje mesmo o seu coração ao autor da salvação. Não perca mais tempo! Cristo em breve voltará!
Não olhe para a sua volta. Para o que está acontecendo. Mas olhe para Cristo. E, assim, todos os sinais que estão sendo dados no céu e na terra, nos lhe dê esperança que o tempo se aproxima. O Nosso redentor está as porta.
Minha oração neste momento é que o Espírito Santo posso convencê-lo e que você possa entregar a sua vida à Jesus.
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei até ele, e com ele cearei, e ele comigo”. (Apocalipse 3.20)
Que Deus, em Cristo Jesus, te abençoe.
Maranata ora vem Senhor Jesus!
DS