Os tempos são de trevas. As dúvidas se agigantam em nossos corações. Os rumos são incertos. Não sabemos o que sobrevirá sobre nós. Uma pequena maioria comemora. Outra pequena minoria se lamenta sobre as possibilidades de outrora, que agora, ficam apenas nas imaginações.
Ao olharmos para os nossos lados podemos vislumbrar, de uma certa forma, aquilo sobre o caminho que estamos fadados, em maior ou menor intensidade. Caminhos estes que levam a perdição e a destruição. Quando a pequena maioria de agora se aperceber dos rumos que se seguirão, talvez parte dela veja com desgosto o tempo da decisão, mas o que está feito está feito.
Quando deparamos com aqueles que ainda não sabem o que está acontecendo de forma consciente, mas que terão um forte impacto em suas caminhadas, me pego atordoado, sem saber como prosseguir. Me agacho para olhar nos olhos deles, buscando protegê-los do que virá, mas me pego, em mim mesmo, sem esperanças.
Mas, nesta hora me recordo das palavras de um rei, que durante o seu reinado foi fiel a Deus. Em meio às incertezas dos tempos, em meio às batalhas que enfrentou, entregou o seu caminho ao Senhor. O rei Davi, louva a Deus e exorta a nação de Israel a confiar Nele, e diz o seguinte:
“Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem, mas àqueles que buscam ao SENHOR bem nenhum faltará.” (Salmos 34.9;10)
A esperança toma conta do meu coração. Nesta hora de escuridão, me alegro porque podemos ficar em paz, pois temos um Senhor que está no controle de todas as coisas.
“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (Salmos 46.10)
Não nos esqueçamos, Ele é o Rei supremo. E, em meio a tempestade o nosso barco pode quase naufragar, mas saiba que Ele está lá no barco conosco. Ele acalma a tempestade e grande bonança toma conta de nosso coração. A paz que excede todo o entendimento se aconchega em nosso ser.
Não estamos lançados a sorte deste mundo, mas estamos seguindo a caminhada do nosso Mestre, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Eis o Leão da Tribo de Judá! Seguimos juntos, em Cristo, não para uma terra qualquer, mas para a Jerusalém celestial. Como disse o apostolo Paulo aos Filipenses:
“(…) a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3.20)
Sim, os tempos são de trevas, mas há esperança!
Há esperança no nome do Nosso Senhor e Salvador. Há alegria Nele. Ele sustenta o seu povo, assim como sustentou Elias com os corvos. Enquanto tudo caminha para rumos incertos, nós, por outro lado, seguimos firmes pelo caminho do nosso Senhor.
Que Deus, em Cristo Jesus, os abençoe.